Timor-Leste: Governo e Comissão da Função Pública discutem prioridades da reforma administrativa

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Agio Pereira, reuniu-se com o presidente da Comissão da Função Pública, Agostinho Letêncio de Deus, para analisar o trabalho desenvolvido pela instituição e definir prioridades para 2026 na reforma da administração pública.

Durante o encontro, que contou também com os comissários da entidade, foi apresentado um balanço das atividades recentes da comissão, incluindo o acompanhamento de processos disciplinares, reformas obrigatórias e a gestão de recursos humanos do Estado, com especial atenção aos setores da educação e da saúde.

A Comissão da Função Pública informou ainda que pretende reforçar em 2026 as ações de fiscalização em ministérios e institutos públicos, através de visitas de monitorização em coordenação com outras instituições do Estado.

Entre os temas debatidos estiveram também a substituição de professores que atingiram a idade de reforma, a promoção de profissionais de saúde e propostas para reorganizar carreiras, rever o tamanho da força de trabalho do Estado e melhorar os sistemas de gestão e controlo de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Primeiro-Ministro destaca formação e cooperação para reforçar a justiça

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, defendeu que...

0

Timor-Leste: Governo prepara Plano de Médio Prazo 2027–2030 para o Desenvolvimento Institucional

O Governo de Timor-Leste realizou uma reunião interministerial...

0

Timor-Leste prepara Plano de Médio Prazo 2027–2030 para reforçar o setor institucional

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros,...

0