O Governo de Timor-Leste entregou a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026 ao Parlamento nesta quarta-feira, 01 de outubro. A quantia é de 2,29 mil milhões de dólares (1,95 mil milhões de euros).
“Entregámos a proposta do OGE 2026 à presidente do Parlamento. Depois, será distribuída às comissões, que irão analisar e, caso encontrem algum problema, devolverão ao Governo”, afirmou o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, aos jornalistas.
“Em seguida, voltaremos a rever a proposta para depois marcar a data para a discussão na generalidade, especialidade e votação final global”, acrescentou.
As declarações foram feitas depois da entrega do OGE 2026, acompanhado pela ministra das Finanças, Santina Cardoso, e pelo vice-ministro dos Assuntos Parlamentares, Adérito Hugo.
Num comunicado divulgado é mencionado que o Governo indica que o OGE prevê 2,21 mil milhões de dólares (1,89 mil milhões de euros) para a Administração Central e 60 milhões de dólares (cerca de 51 milhões de euros) para a Região Administrativa Especial de Oecussi Ambeno, dos quais 30 milhões (25,5 milhões de euros) correspondem a receitas próprias.