O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, acompanhado pelo Ministro das Obras Públicas, Samuel Marçal, lançou a reabilitação da estrada urbana entre Beloi e Vila Maumeta, na ilha de Ataúro. O projeto, orçado em 3,25 milhões de dólares (cerca de 3 milhões de euros), será executado em 365 dias e visa melhorar a mobilidade, o acesso a serviços públicos e o desenvolvimento económico e turístico da região.
O Presidente da Autoridade Administrativa de Ataúro, Mateus Belo, destacou o impacto positivo dos investimentos do Governo, que incluem a abertura de 12 km de estradas e o aumento do acesso à eletricidade de 3 para 18 horas diárias.
Xanana e o Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, inauguraram ainda duas residências para professores construídas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado Municipal (PDIM), com um investimento de 150 mil dólares (cerca de 139 mil euros).
O ministro sublinhou que estas infraestruturas melhoram as condições de vida e trabalho dos professores destacados em áreas remotas e reforçam o compromisso do Governo com a educação e o desenvolvimento local.
Os projetos integram a estratégia do IX Governo Constitucional para melhorar a conectividade, fortalecer os serviços públicos e promover o desenvolvimento sustentável em Ataúro.