Timor-Leste: Governo prevê crescimento económico de 4,5%

O Governo timorense prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero vai crescer 4,5% em 2025 e em 2026, contra os 4,1% registados em 2024.

A previsão consta na proposta de Orçamento do Estado (OE) entregue no Parlamento.

“Em 2025, prevê-se que o PIB não petrolífero cresça 4,5%, o que representaria a taxa de crescimento mais elevada em mais de uma década. Esta previsão baseia-se nas melhorias esperadas na execução orçamental para 2025, nos últimos dados disponíveis sobre o comércio e na análise dos indicadores disponíveis sobre o PIB”, lê-se no documento.

Ainda de acordo com o Governo, o crescimento em 2025 deverá ser impulsionado pelo crescimento da despesa pública, pelo aumento do consumo das famílias e pelo investimento privado.

As perspetivas económicas do Governo são mais otimistas do que as do Fundo Monetário Internacional (FMI), que aponta para um crescimento de 3,9% em 2025 e de 3,3% em 2026, e do Banco Mundial, que prevê um crescimento médio de 3,7% entre 2025 e 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste prepara receção de convidados de honra para celebrações dos 24 anos da restauração da independência

O Governo timorense realizou uma reunião de preparação...

0

Timor-Leste: Conselho de Estado analisa impacto da crise internacional na economia

O Conselho de Estado reuniu-se extraordinariamente no Palácio...

0

Timor-Leste: Feira Nacional assinala 24.º aniversário da independência

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta,...

0