Timor-Leste: JU’S Jurídico Social critica falta de transparência do setor judiciário

A organização JU’S Jurídico Social denunciou atrasos e ausência de informação sobre processos disciplinares envolvendo um juiz e um procurador acusados de alegado assédio sexual, em carta enviada ao Presidente José Ramos-Horta e ao primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Segundo a entidade, os conselhos de magistratura têm recusado fornecer informações às representantes legais das vítimas, violando o direito à informação e os princípios de transparência e legalidade.

A JU’S Jurídico Social alerta que a demora compromete a credibilidade das instituições e a confiança dos cidadãos no sistema judicial e admite recorrer aos tribunais para garantir o cumprimento dos prazos e a imparcialidade dos processos disciplinares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste e Austrália reforçam cooperação económica e promovem novos investimentos

Timor-Leste acolheu a Cimeira Empresarial Darwin–Díli e o...

0

Timor-Leste reforça contactos com Universidade de Coimbra para formar profissionais da Justiça

O Governo de Timor-Leste está a estudar novas...

0

Timor-Leste e Portugal querem modernizar os serviços de Justiça

O ministro da Justiça de Timor-Leste, Sérgio da...

0