O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, iniciou nesta terça-feira, 02 de abril, uma visita oficial à China.
De acordo com o site do Governo timorense, a visita decorrerá até sexta-feira, dia 05. O objetivo da mesma consiste em fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.
A deslocação de Bendito dos Santos Freitas decorre no seguimento do convite oficial do homólogo chinês, Wang Yi. Ambos encontrar-se-ão para debater importantes assuntos de interesse mútuo.
Entre os temas abordados constam a visita do Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, à China, o Plano de Cooperação “Belt and Road”, a posição do gigante asiático sobre a questão do Mar do Sul da China, o reiterado apoio da China à adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa), a cooperação entre os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a China, e o Acordo de Serviços Aéreos entre Timor-Leste e a China, entre outros assuntos.