Timor-Leste: Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Portugal no âmbito da presidência da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, inicia este domingo uma visita de trabalho a Portugal, entre 14 e 21 de janeiro, no quadro da presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que Timor-Leste assumirá no período 2026-2027.

A deslocação decorre na sequência das decisões tomadas na primeira Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em dezembro de 2025. Durante a estadia em Portugal, Bendito Freitas participa em encontros de coordenação sobre a presidência timorense e procede à entrega da versão revista dos Estatutos da CPLP (versão de Luanda), ratificada pelo Parlamento Nacional de Timor-Leste, à secretária executiva da organização, Maria de Fátima Jardim, na sede da CPLP, em Lisboa.

Está igualmente prevista a realização de uma reunião extraordinária do Comité de Concertação Permanente da CPLP. O ministro timorense terá ainda um encontro de cortesia com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, para abordar o reforço da cooperação bilateral, a situação política na Guiné-Bissau e a futura presidência da CPLP por Timor-Leste.

A agenda inclui também um encontro com o Nobel da Paz Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, em Lisboa, bem como reuniões com estudantes e membros da comunidade timorense em Coimbra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“Fórum de Lisboa” conta com mais de 470 palestrantes, 70 painéis de debate e oito lançamentos editoriais

“A 14ª edição do Fórum de Lisboa será...

0

Cabo Verde: CNE publica resultados definitivos das legislativas até 31 de maio

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo...

0

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0