Timor-Leste pede financiamento climático mais acessível para países vulneráveis

Timor-Leste defendeu o reforço do acesso ao financiamento climático para os países mais vulneráveis, durante os Xingu Finance Talks, realizados em Banguecoque, na Tailândia.

Em representação do Grupo dos Países Menos Desenvolvidos, a vice-ministra Jesuína Maria Ferreira Gomes destacou a necessidade de criar mecanismos financeiros que apoiem a adaptação às alterações climáticas sem agravar o endividamento dos países beneficiários.

O encontro reuniu representantes de governos, instituições financeiras e do setor privado para debater soluções que permitam aumentar os investimentos climáticos e reduzir os custos de financiamento, nomeadamente através de garantias e mecanismos de partilha de riscos.

A posição timorense reforça os apelos apresentados pelo país nas Nações Unidas, onde defendeu maior apoio internacional, transferência de tecnologia e fortalecimento das capacidades nacionais para enfrentar os efeitos das alterações climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Japão oferece cinco carros de bombeiros para reforçar proteção civil em Timor-Leste

O Governo do Japão entregou cinco carros de...

0

Timor-Leste apoiado pelo FMI na modernização financeira

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta quinta-feira,...

0

Timor-Leste prepara adesão ao acordo de economia digital da ASEAN

Timor-Leste está a reforçar os preparativos para integrar...

0