O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, declarou que a Malásia esteve sempre ao lado de Timor-Leste nos momentos mais complicados, incluindo no processo de adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que deverá terminar no dia 26 de outubro.
“A Malásia esteve ao nosso lado durante momentos críticos da nossa história, e este apoio firme é algo que nós, o povo de Timor-Leste, jamais esqueceremos”, disse o governante.
A afirmação foi feita depois de um encontro com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, que iniciou uma visita oficial de dois dias ao território timorense nesta terça-feira, 23 de setembro.
“A sua visita é prova da amizade profunda e sólida entre as nossas duas nações. Uma amizade construída na solidariedade e reforçada através do nosso compromisso comum com a democracia, a justiça e a paz”, partilhou Ramos-Horta, dirigindo-se a Ibrahim.
Recorde-se que a Malásia assume a presidência rotativa da ASEAN e tem desempenhado um papel importante na conclusão do processo de adesão de Timor-Leste a esta organização intergovernamental.