O Presidente da República, José Ramos-Horta, realiza de 21 a 29 de agosto uma visita oficial ao Japão, a convite do Governo nipónico, com destaque para a celebração do Dia Nacional de Timor-Leste na Expo Osaka 2025.
A visita reforça os laços de amizade e cooperação entre os dois países, numa relação em que o Japão tem sido um parceiro essencial desde a restauração da independência, apoiando Timor-Leste em áreas como infraestruturas, capacitação, governação e consolidação da paz.
Durante a estadia, Ramos-Horta terá um encontro com o Primeiro-Ministro japonês, participará na Expo Osaka, intervirá na Conferência HPAIR 2025 e na Universidade das Nações Unidas, e visitará as instalações da Tsuneishi em Fukuyama, onde assistirá à entrega de um navio.
O Chefe de Estado sublinha que esta deslocação é uma oportunidade “para celebrar a amizade com o Japão e abrir novos caminhos de cooperação em benefício dos nossos povos”.