Timor-Leste participou no Diálogo Cooperativo da ASEAN (ACD) 2025, em Kuala Lumpur, Malásia, com o objetivo de fortalecer a cooperação regional no setor cooperativo. A delegação foi liderada pelo Secretário de Estado das Cooperativas, Arsénio Pereira da Silva.
Sob o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, o ACD destacou o papel das cooperativas no apoio às economias nacionais. Atualmente, o setor representa 2% do PIB da ASEAN, com a meta de alcançar 10% até 2030.
Durante o evento, Timor-Leste foi formalmente aceite como Membro Associado da Organização Cooperativa da ASEAN (ACO), passo importante para a participação ativa do país na formulação de políticas regionais.
A delegação timorense também promoveu produtos nacionais como tecidos tradicionais, óleo de coco e café, valorizando a cultura e a produção local.
O Secretário de Estado reuniu-se com o Ministro malaio do Desenvolvimento Empresarial e Cooperativo, Ewon Benedick, para discutir possíveis acordos de cooperação bilateral, incluindo futuros memorandos de entendimento.
Na ocasião, convidou o homólogo a participar no Fórum Intergovernamental das Cooperativas da ASEAN, agendado para 2026 em Díli.
No último dia, a comitiva participou no Diálogo de Alto Nível das Cooperativas da ASEAN, centrado no papel das cooperativas no desenvolvimento inclusivo e sustentável.
A ACO apresentou quatro resoluções que visam o seu reconhecimento oficial como órgão representativo das cooperativas no seio da estrutura de governação da ASEAN.