Timor-Leste participou, de 28 a 29 de abril, em Kuala Lumpur, nas reuniões de altos funcionários da ASEAN (SOM) e em encontros paralelos, reafirmando o seu compromisso com a integração plena na organização regional.
A delegação timorense foi chefiada por Milena Rangel, Vice-Ministra para os Assuntos da ASEAN e líder nacional para a SOM, e incluiu os vice-ministros Augusto Júnior Trindade (Comércio e Indústria) e Céu Brites (Solidariedade Social e Inclusão), que representaram o país nos pilares económico e sociocultural da organização.
Durante a 18.ª Reunião do Grupo de Trabalho do Conselho de Coordenação da ASEAN sobre o Pedido de Adesão de Timor-Leste (ACCWG-TL), os representantes da ASEAN e dos seus órgãos especializados apresentaram atualizações sobre o progresso do país no processo de adesão.
Milena Rangel sublinhou que a participação nestes fóruns simboliza o “compromisso inabalável” de Timor-Leste com a ASEAN, destacando os avanços registados desde o pedido formal de adesão em 2011. A vice-ministra agradeceu o apoio dos Estados-membros e reiterou a prontidão do país para contribuir nos três pilares da organização: político e de segurança, económico e sociocultural.
A delegação participou ainda na reunião do Comité Executivo da Comissão da Zona Livre de Armas Nucleares do Sudeste Asiático (SEANWFZ EXCOM), reforçando o envolvimento de Timor-Leste nas principais agendas regionais.