O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, avisou que o país não deve “cantar vitória” apesar de não ter, atualmente, casos ativos de Covid-19. Isto porque, explicou, a prioridade tem de continuar a ser manter Timor-Leste livre da pandemia, através da vigilância e do cumprimento das regras das autoridades de saúde.
As declarações foram feitas nesta terça-feira, 30 de junho. “Não é tempo de cantar vitória. Enquanto não houver cura ou vacina, temos de continuar vigilantes”, disse o governante.
“Temos de continuar a esperar o melhor, mas a preparar-nos para o pior e não se pode cantar vitória antes do tempo”, acrescentou ao discursar na cerimónia de transferência para o Ministério da Saúde timorense das competências de coordenação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), criado para gerir a resposta à pandemia do novo coronavírus durante o estado de emergência, que terminou na passada sexta-feira, dia 26.
Este encontro devolve ao Ministério da Saúde a responsabilidade da resposta à pandemia, principalmente no que diz respeito aos preparativos do sistema de saúde.
De acordo com Matan Ruak, apesar do CICG e da Sala de Situação serem desmantelados, o Governo estará preparado para as reativar a qualquer momento, caso a situação assim o exija.