O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, considera que o país tem de reforçar a capacidade para combater a fraude ‘online’. No entanto, assegurou que as autoridades estão a dar resposta aos casos que têm sido denunciados.
“Aprendemos com as situações à medida que acontecem. Por isso, quando ouvimos falar destes casos decidimos encerrar tudo”, declarou à imprensa nesta quinta-feira, 23 de abril.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) alertou em setembro de 2025 para a proliferação de redes criminosas em Oe-Cusse, uma pequena região costeira que constitui um enclave timorense.
Na sequência da denúncia pública feita pela UNODC, o Governo timorense determinou o cancelamento das licenças concedidas para a exploração de jogos e apostas ‘online’, bem como a proibição da atribuição de novas licenças devido a riscos para a segurança e estabilidade social.