O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, declarou que as recomendações dos líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa) têm de estar concluídas até setembro, antes de o país se tornar membro de pleno direito da organização.
“Queremos aderir à ASEAN em outubro, mas no final de agosto ou setembro tudo tem de estar pronto. Apelo a todos os ministros, vice-ministros, secretários de Estado e às equipas de trabalho para cumprirem a missão com disciplina e determinação. Não iremos tolerar atrasos”, avisou, citado pela “Lusa”.
As declarações foram feitas durante uma reunião interministerial sobre a adesão de Timor-Leste à ASEAN, realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em Díli.
“Chamo a atenção para que não deixemos as coisas para depois, para só mais tarde as fazermos. Se deixarmos para o fim, já nada terá valor ou significado”, acrescentou.
Recorde-se que a adesão plena do país à ASEAN vai decorrer na próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo, que está marcada para outubro, na Malásia.