Timor-Leste: Xanana diz que direito internacional é só para alguns países

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, considera que o direito internacional só existe para alguns países.

Segundo o governante, há uma incapacidade da comunidade internacional de coordenar esforços de paz.

As declarações foram feitas à “ONU News”, depois de um discurso realizado na Assembleia Geral. Gusmão comentou os desafios de Estados frágeis em conflito ou pós-conflito, tendo dado ênfase às dificuldades de financiamento. 

Xanana denunciou que muitos contextos de conflito são originados porque países ou empresas de fora armam a população e criam confrontos internos que impedem que o governo local impeça o “roubo de recursos”.

A percepção do conceito de democracia “ainda falta muito em muitas sociedades”, concluiu, acrescentando que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve melhorar a aproximação às comunidades em processos de paz e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Xanana pede que decisões da OMS em Díli sejam ações concretas

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, pediu nesta segunda-feira,...

0

Timor-Leste acolhe reunião regional da OMS

Timor-Leste acolhe, entre 7 e 10 de setembro,...

0

Timor-Leste coordena posição dos países mais vulneráveis para a COP31

Timor-Leste reuniu em Díli ministros, negociadores e especialistas...

0