Timor-Leste: Xanana faz observação sobre delimitação de fronteiras marítimas

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, declarou nesta sexta-feira, 28 de agosto, que a delimitação das fronteiras marítimas não pode ser separada da soberania e do direito de o povo usufruir dos recursos que lhe pertencem.

“A luta pela delimitação das nossas fronteiras marítimas não pode ser separada da luta pela soberania. Um mesmo povo, com a mesma determinação, tem o mesmo direito de usufruir plenamente, nos planos económico, social, cultural e ambiental, daquilo que lhe pertence”, partilhou.

“É por isso que hoje olhamos para o nosso mar com uma nova ambição”, acrescentou.

As afirmações foram feitas na sessão de abertura do simpósio “Timor-Leste OceanX: Ciência para um Futuro Azul”, que recai sobre os primeiros resultados recolhidos durante a missão científica do navio OceanXplorer no país, realizada em novembro.

“O nosso país pode ser pequeno em território terrestre. Porém, quando olhamos para o mar, somos também uma grande nação. Não apenas pela sua beleza, nem apenas porque constitui um elemento central da nossa cultura e identidade, mas sobretudo pelo enorme potencial que encerra”, concluiu Xanana Gusmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste apresenta progressos na digitalização e procura novas parcerias internacionais em Seul

Timor-Leste participou na Cimeira Global sobre Inteligência Artificial...

0

Timor-Leste e Austrália rubricam novo quadro de cooperação em defesa

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e o...

0

Timor-Leste reforça cooperação com Singapura nas áreas da cibersegurança e transformação digital

Timor-Leste participou na Semana Internacional de Cibersegurança de...

0