Timor-Leste: Xanana Gusmão defende aposta na ciência e tecnologia para acelerar desenvolvimento do país

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu esta segunda-feira, em Díli, um maior investimento na ciência, tecnologia e inovação como pilares do desenvolvimento do país.

Ao abrir a Cimeira Ciência para o Desenvolvimento 2026, o chefe do Governo destacou a necessidade de melhorar áreas como a saúde, educação, agricultura, segurança alimentar e criação de emprego para os jovens.

Xanana Gusmão considerou que os avanços na inteligência artificial, biotecnologia, computação e medicina podem criar novas oportunidades para Timor-Leste, mas alertou também para riscos associados à desinformação, fraude e perda de confiança nas instituições.

O primeiro-ministro salientou ainda que a tecnologia não substitui a formação das pessoas, defendendo o reforço do ensino científico e técnico e das universidades nacionais.

A cimeira, promovida pela Presidência da República com o apoio do Governo, reúne especialistas internacionais, cientistas, investigadores e académicos para debater o papel da ciência e da inovação no desenvolvimento de Timor-Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Fretilin reúne-se no sábado para falar sobre novo presidente do partido

O comité central da Frente Revolucionária de Timor-Leste...

0

Timor-Leste: Xanana realça ciência e tecnologia no desenvolvimento do país

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, participou na abertura...

0

Timor-Leste: Xanana diz que Inteligência Artificial pode ser risco para soberania

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, declarou que a...

0