O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, participou na abertura da Cimeira Ciência para o Desenvolvimento 2026, ocorrida nesta segunda-feira, 24 de agosto, no Centro de Convenções de Díli.
O evento, promovido pela Presidência da República com o apoio do Governo, reúne vencedores do Prémio Nobel e do Prémio Turing, cientistas, investigadores, académicos e outros especialistas internacionais para debater o contributo da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento.
Segundo o site do Governo de Timor-Leste, foi na sua intervenção na sessão de abertura que Xanana Gusmão enquadrou o desenvolvimento como o atual desafio de Timor-Leste, depois da luta pela soberania, da construção da paz, do estabelecimento das instituições democráticas e da edificação das bases do Estado.
“O nosso povo não lutou pela independência apenas para termos a nossa própria bandeira, um hino nacional e um lugar nas Nações Unidas. A independência deve também permitir-nos melhorar a vida do nosso povo”, declarou.
O chefe do Governo realçou também a necessidade “de melhores cuidados de saúde e educação, de maior segurança alimentar e de uma agricultura mais produtiva”, além de “uma economia capaz de proporcionar emprego e oportunidades aos nossos jovens”.
Xanana salientou que o país continua o seu processo de desenvolvimento num período de rápida transformação tecnológica mundial, marcado pelos avanços na inteligência artificial, biotecnologia, computação avançada, medicina e outros domínios científicos.