Portugal: Universidades vão ter “semestre zero” para alunos dos PALOP

O estudo “Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expectativas, constrangimentos”, realizado pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, com o apoio do Camões IP, sugere que se crie um “semestre zero” para a integração dos estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Clara Carvalho, Maria Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto, António Gislailson Delfino da Silva e Isaiete Augusto Jabula desenvolveram um trabalho de investigação, entre 2015 e 2021, que aponta para a necessidade de estabelecer um período preparatório para os alunos estrangeiros, de modo a favorecer a integração dos novos estudantes.

Para os autores, um “semestre zero” possibilita uma melhor adaptação curricular e conhecimento do método de ensino, combatendo eventuais dificuldades linguísticas e fornecendo as competências necessárias para enfrentar os desafios do ensino superior, em Portugal.

A medida, cuja execução pode já avançar no próximo ano, foi anunciada pelo anterior Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e procura garantir o sucesso académico do crescente número de estudantes internacionais nos estabelecimentos de ensino superior portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai realizar uma marcha em Luanda neste sábado, 07 de dezembro, para…
Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…