O estudo “Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expectativas, constrangimentos”, realizado pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, com o apoio do Camões IP, sugere que se crie um “semestre zero” para a integração dos estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Clara Carvalho, Maria Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto, António Gislailson Delfino da Silva e Isaiete Augusto Jabula desenvolveram um trabalho de investigação, entre 2015 e 2021, que aponta para a necessidade de estabelecer um período preparatório para os alunos estrangeiros, de modo a favorecer a integração dos novos estudantes.
Para os autores, um “semestre zero” possibilita uma melhor adaptação curricular e conhecimento do método de ensino, combatendo eventuais dificuldades linguísticas e fornecendo as competências necessárias para enfrentar os desafios do ensino superior, em Portugal.
A medida, cuja execução pode já avançar no próximo ano, foi anunciada pelo anterior Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e procura garantir o sucesso académico do crescente número de estudantes internacionais nos estabelecimentos de ensino superior portugueses.