A tensão entre os dois países está cada vez mais acesa e poderão novamente ir a tribunal para mediação, num cenário de dupla acusação entre as duas nações africanas.
Na semana passada, a República Democrática do Congo (RDC), recorreu ao Tribunal de Justiça da África Oriental para tentar responsabilizar o seu vizinho de agressão ao seu território ao promover massacres no leste do país.
Contudo, o Tribunal de Justiça da África Oriental precisa de algum tempo para avaliar se tem jurisdição para a queixa conforme relata o site de notícias All Africa.
Antes da queixa da semana passada, o Congo remeteu outra acusação ao Tribunal Africano dos Direitos Humanos e Povos acusando o Ruanda de graves violações dos Direitos Humanos.
Por outro lado, o Governo do Ruanda considera que a postura da RDC não tem razão e devia se concentrar em fazer justiça às vítimas das próprias forças armadas.
O Ministro das Relações Exteriores, Olivier Nduhungirehe, lamenta e critica insultos constantes do Ministro da Justiça do Congo contra o seu presidente Paul Kagame.