África: aumenta tensão entre República Democrática do Congo e Ruanda

A tensão entre os dois países está cada vez mais acesa e poderão novamente ir a tribunal para mediação, num cenário de dupla acusação entre as duas nações africanas.

Na semana passada, a República Democrática do Congo (RDC), recorreu ao Tribunal de Justiça da África Oriental para tentar responsabilizar o seu vizinho de agressão ao seu território ao promover massacres no leste do país.

Contudo, o Tribunal de Justiça da África Oriental precisa de algum tempo para avaliar se tem jurisdição para a queixa conforme relata o site de notícias All Africa.

Antes da queixa da semana passada, o Congo remeteu outra acusação ao Tribunal Africano dos Direitos Humanos e Povos acusando o Ruanda de graves violações dos Direitos Humanos.

Por outro lado, o Governo do Ruanda considera que a postura da RDC não tem razão e devia se concentrar em fazer justiça às vítimas das próprias forças armadas.

O Ministro das Relações Exteriores, Olivier Nduhungirehe, lamenta e critica insultos constantes do Ministro da Justiça do Congo contra o seu presidente Paul Kagame.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Fortes sismos atingem a Venezuela e provocam vários mortos e centenas de feridos

A Venezuela foi atingida por dois fortes sismos...

0

Noruega limita uso de inteligência artificial nas escolas a partir de agosto

A Noruega vai impor novas restrições ao uso...

0

Estudo sugere que glifosato pode contribuir para a propagação de bactérias resistentes a antibióticos

Um novo estudo científico alerta para a possibilidade...

0