Mais de 27 milhões eleitores sul africanos estão inscritos para as eleições gerais que acontecem no próximo dia 29 de Maio, um exercício democrático que acontece pela sétima vez na história da democracia daquela que é considerado uma das maiores economias do continente africano.
Em comunicado, a Comissão Eleitoral Independente, garante que está tudo pronto para a materialização das eleições que serão observadas por 5000 observadores nacionais e internacionais de um total de 160 organizações.
Segundo a Comissão Eleitoral Independente, o processo, que inclui votação dos sul africanos residentes na diáspora, será realizado em 23.303 assembleias de votos, localizados nas escolas, locais de culto, salões comunitários e instalações municipais e que estarão abertas entre as 7h e as 19 horas.
O Comunicado acrescenta ainda que há condições para a Votação Especial que acontece dias antes da geral, que corresponde a um milhão e 668 mil e 76 pedidos em nove cidades. Na África do Sul a Votação Especial inclui doentes e confinados.
Nas eleições gerais de 29 de Maio concorrem 11 candidatos independentes a Presidente da República e 70 partidos políticos. As urnas abrem das 7h às 19 horas e acontecem quando África do Sul comemora 30 anos da Liberdade.