África do Sul:  Presidente eleito forma governo consensual que inclui oposição 

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, já formou o governo da Unidade Nacional. A constituição foi anunciada durante um discurso à nação no domingo, 30 de junho.

Composto por 32 ministros, 20 são do Congresso Nacional Africano (ANC), seis do DA, dois do partido da Liberdade Inkhata, um do GOOD, um do Congresso Pan Africano, um da Aliança Democrática, e um da Frente da Liberdade Mais. Ao todo são 12 ministros que vêm da oposição.

Neste sentido, com a união dos pequenos partidos ao Congresso Nacional Africano, as formações políticas lideradas pelo Jacob Zuma e Julias Malema, tornaram-se a oposição do governo da Unidade Nacional.

A imprensa Sul Africana relata  que os 32 ministros eleitos serão coadjuvados por 43 Vice-ministros e este tomam posse está terça-feira. Refira-se que Cyril Ramaphosa manteve Paul Mashatile, ao cargo de Vice-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nigéria: Ano novo começa com massacre de dezenas de pessoas na Diocese de Kontagora

O ano de 2026 não começou pacificamente na...

0

Gâmbia: Dezenas de pessoas desaparecidas enquanto tentavam realizar o sonho de chegar à Europa

Dezenas de pessoas são dadas como desaparecidas no...

0

Comissão Africana denuncia aumento de repressão à imprensa e ameaças de bloqueio da internet em Uganda antes das eleições de 2026

A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos...

0