África: Instalada tensão entre autoridades de Uganda e embaixador dos EUA

As relações entre o Governo de Uganda e o embaixador dos Estados Unidos da América naquele país, não têm sido as melhores nos últimos dias, tendo chegado ao ponto de o chefe do exército ugandês estabelecer três dias para o diplomata norte americano pedir desculpas ou deixar o país.

A posição do chefe das forças de defesa, general Muhoozi Kainerugaba, foi expressa no dia 4 de outubro, através da sua conta de Twitter, segundo o site de notícias “All Africa”.

O general Muhoozi Kainerugaba, que também é filho do actual presidente do Uganda Yoweri Museveni, e que pode ser o provável substituto do pai nas eleições de 2026, alega que o embaixador dos EUA tem apresentado comportamento anti diplomático.

Durante as publicações naquela rede social, o responsável ugandês não explicou que tipo de comportamentos anti diplomáticos, mas sublinhou que Uganda não tem problemas com os EUA, porém entende que ultimamente tem trabalhado contra o governo local.

“Se este atual embaixador dos EUA não se desculpar pessoalmente com Mzee até segunda-feira de manhã (9h00) por seu comportamento pouco diplomático em nosso país, exigiremos que ele deixe Uganda. Não temos problemas com os EUA, como já disse muitas vezes, é um país que amamos e admiramos.”

O diplomata norte americano não reagiu ainda às palavras do chefe do exército ugandês.

No entanto, recentemente, os Departamento do Estado dos EUA anunciaram sanções contra alguns oficiais seniores do Governo de Museveni no poder desde 1986 sob acusação de violação grave dos Direitos Humanos naquele país africano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nigéria: Diocese de Gboko suspende as actividades de uma paróquia, escolas e hospital devido à insegurança

Desde o dia 12, há precisamente uma semana,...

0

União Europeia envia missão de observação às eleições presidenciais da Gâmbia

A União Europeia vai enviar uma Missão de...

0

Quénia: Líder religioso considerado culpado pela morte de 191 pessoas

O autoproclamado pastor queniano Paul Mackenzie foi considerado...

0