Na sexta-feira (16), os presidentes de Ruanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, deram mais um passo rumo a um acordo de paz, cuja assinatura está prevista para junho próximo, com a mediação dos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo o jornal “The Time News”, que cita Massad Boulos, conselheiro para assuntos africanos do presidente dos EUA, Donald Trump, foram mantidas negociações construtivas com ambos os presidentes.
O conselheiro assegura que as conversações, que visam resolver contradições históricas, somam-se a outras iniciativas conduzidas pela União Africana, Quénia, Angola, SADC e, mais recentemente, pelo Catar.
As autoridades de Kinshasa acusam Ruanda de financiar o movimento rebelde M23, enquanto o governo ruandês afirma que a RDC abriga autores do genocídio de 1994 contra os tutsis, etnia à qual pertence o presidente Paul Kagame.