CEDEAO e Rússia reforçam parceria durante Fórum de Parceria Rússia-África

No âmbito da 2.ª Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África, realizada nos dias 19 e 20 de dezembro no Cairo, Egito, o Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, reuniu-se bilateralmente com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. O encontro destacou a importância da cooperação entre a CEDEAO e a Rússia e a vontade de aprofundar a parceria existente.

Durante a reunião, os líderes abordaram os recentes desenvolvimentos na África Ocidental, incluindo eleições e ameaças terroristas, e discutiram mecanismos para reforçar a segurança e a estabilidade na região. A Rússia manifestou a sua disponibilidade para apoiar a CEDEAO na implementação da agenda de integração regional, sobretudo nas áreas de paz e segurança, projetos de infraestruturas e iniciativas empresariais.

Omar Alieu Touray e Sergey Lavrov destacaram ainda a relevância da criação do Conselho Empresarial da CEDEAO, elogiando-o como um instrumento estratégico para dinamizar a cooperação económica e fomentar o investimento bilateral. Ambos os líderes comprometeram-se a continuar o diálogo e a fortalecer parcerias concretas em benefício do desenvolvimento sustentável da região.

A conferência reforça o papel da CEDEAO como ator-chave na estabilidade da África Ocidental, ao mesmo tempo que promove laços estratégicos com parceiros internacionais para enfrentar desafios políticos, económicos e de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Maria Luís Albuquerque apela ao reforço das pensões complementares

A comissária europeia Maria Luís Albuquerque defendeu que...

0

Secretário-geral da NATO diz que Trump “está a fazer o que é correto”

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, tem sido...

0

Europa inicia nova fase de cooperação política e económica com a Síria

A União Europeia abriu um novo capítulo nas...

0