O Presidente da República da Guiné-Conacri inaugurou por videoconferência os trabalhos de construção de habitação social no Sonfonia Lac, no concelho de Ratoma.
“Há apenas uma semana, o governo lançou a campanha de pré-inscrição no programa presidencial de moradias sociais. Nessa ocasião, anunciei o lançamento da primeira pedra para a construção de 10.000 unidades habitacionais”, disse.
“A primeira fase do projeto diz respeito à capital Conacri e às cidades de Kindia, Mamou, Kankan e Nzérékoré no interior do país. O objetivo é permitir que os funcionários e trabalhadores nessas cidades tenham uma moradia digna, enquanto contribuem para o desenvolvimento socioeconómico da região em questão. As outras regiões seguirão depois”.
Numa área de 49 hectares para albergar 6.000 casas na Sonfonia, Alpha Condé sublinhou que “os tipos de habitação oferecidos variam entre 2 e 3 quartos e os custos estão fixados em 200 milhões de GNF”.
De acordo com o governante, o estado tem feito enormes esforços para facilitar o acesso a empréstimos, bem como a disponibilidade gratuita de terras. “Estas medidas ajudaram a reduzir consideravelmente os custos de construção desta habitação, promovendo assim o acesso a todas as famílias guineenses”, disse.
O chefe de Estado instou os funcionários a subscreverem este programa para permitir ao governo “definir com mais segurança o número de unidades a realizar, de acordo com os desejos dos clientes”.
Condé exortou “ainda as empresas imobiliárias promissoras a serem rigorosas e a zelarem pelo estrito cumprimento das normas arquitetónicas e urbanísticas em vigor”. Ao primeiro-ministro Kassory Fofana, o presidente pediu para “dar seguimento à implementação deste ambicioso programa”.