Guiné: ONG apresenta queixa contra uma empresa mineira por repressão mortal em 2012

Na Guiné, uma organização de direitos humanos (ONG) entrou com uma queixa contra um grupo de mineradores por suposta participação em confrontos que deixaram 6 mortos e vários feridos no sul do país em 2012.

A associação “Os mesmos direitos para todos” divulgou a queixa apresentada na terça-feira contra o ex-consórcio Vale-BSG Resources, uma joint venture entre a brasileira do ferro Vale, e a companhia do bilionário israelita Beny Steinmetz, hoje dissolvida. Os advogados da associação acusam-no de ter participado da repressão de um movimento de protesto dos habitantes de Zogota, no sudeste do país.

Os fatos remontam a 2012. Na altura, os habitantes de Zogota pediram que a empresa de mineração recrutasse prioritariamente trabalhadores locais e decidiram  ocupar as instalações, mas após atos de vandalismo, a polícia interveio para desalojá-los. Dos confrontos resultaram seis mortos e vários feridos.

Foi criado um comité de crise, e foi aberta uma investigação, mas o processo permanece estagnado há seis anos.

A ONG continua com a investigação e afirma ter “a evidência” da cumplicidade do consórcio: “A Vale forneceu logística. Colocou carros à disposição dos elementos das forças de defesa e segurança para atacar a aldeia. Os aldeões identificaram claramente os veículos da Vale. Veículos militares foram vistos no hotel que servia como base da Vale.

Na sequência de um relatório acusando-o de corrupção, o governo retirou a licença do grupo em 2014. O consórcio é dissolvido, mas a ONG continua a sua luta, ameaçando convocar o Estado perante o Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). A Vale, por sua vez, alega desconhecer a apresentação da denúncia.

A empresa diz que “nunca organizou ou apoiou nenhum ato de violência” na área, e  afirma ter simplesmente “evacuado a sua equipa e relatado o incidente às autoridades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou esta segunda-feira que o Governo está a obter “resultados positivos” com o programa…
EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

A tempestade tropical Imelda está a assolar as Caraíbas e poderá intensificar-se para furacão nos próximos dias, segundo meteorologistas. Nas…
Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, acompanhado pelo Ministro das Obras Públicas, Samuel Marçal, presidiu ao lançamento do projeto de…
Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Ex-guerrilheiros da Renamo anunciaram a criação de uma Comissão de Gestão com o objetivo de assumir interinamente a liderança do…