Congresso Democrata (DC), principal partido da oposição no Lesoto, alega que o serviço de segurança de Estado esta a fazer um trabalho de inteligência que classifica de perseguição e que consiste em recolher dados sobre a Conferência da Liga Juvenil daquela formação política.
A preocupação é manifestada pelo Secretário Geral do Congresso Democrata, Tsitso Cheba, a quem os agentes de segurança perguntaram detalhes sobre a logística, delegados e informações sobre a identidade das pessoas que financiam a Conferência.
Tsitso Cheba acrescentou que a direcção do partido recebeu relatos da suposta recolha de informação dos agentes de segurança em dois círculos eleitorais. O braço juvenil da Congresso Democrata deverá reunir esta semana no Moshoeshoe II High School Hall em Matsieng na capital do pais, Maseru.
O jornal “Lesotho Times” pediu esclarecimento do porta-voz do serviço nacional de segurança, Limpho Gugushe, que não se dispôs a falar, remetendo para outras circunstâncias.