Maláui já soma 15 casos de Mpox desde abril

O Maláui reportou o primeiro caso de varíola dos macacos, também conhecida como Mpox em abril passado. Desde então, os casos têm vindo a aumentar. Até esta segunda-feira, as autoridades confirmaram um total de 15 casos.

O número foi anunciado pelo Ministério da Saúde, em Lilongwe, que destacou que Maláui é o 16.º país africano com casos ativos de Mpox.

O Instituto de Saúde Pública daquele país informou que os pacientes diagnosticados têm entre 17 e 41 anos de idade, e que estão em curso investigações para identificar outras pessoas que mantiveram contacto com os infectados.

Apesar da maioria dos casos ter sido diagnosticada na capital, Lilongwe, entre os doentes está uma criança de dois anos de idade, proveniente do distrito de Mangochi, a 240 quilómetros da capital.

Entretanto, o representante da Associação de Médicos do Maláui, Victor Mithi, citado pelo jornal “The Nation”, apelou aos malauianos para manterem uma maior vigilância e procederem ao encaminhamento rápido de casos suspeitos.

O jornal acrescenta ainda que, desde janeiro, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças registou 1.770 mortes num total de 52.082 casos diagnosticados em todo o continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Sudão: Massacre em hospital de El Fasher, norte de Darfur, deixa 460 mortos

Relatos de um massacre no Hospital de Maternidade...

0

África: Líderes africanos impulsam investimentos em infraestruturas na Cimeira Financeira de Luanda

De 28 a 31 de outubro de 2025,...

0

Tanzânia: Protestos marcaram as eleições desta quarta-feira

Actos de protesto que resultaram em vandalismo marcaram...

0