A Força Aérea Nigeriana (NAF) recebeu este mês cinco MFI-395 Super Mushshak, aeronave monomotor turbo propulsora de treino ligeiro por parte do Paquistão, totalizando o numero de Super Mushshak, que a NAF possui, em dez aeronaves, adquiridas ao Paquistão.
Numa entrevista à E-Global, o porta-voz da Força Aérea, Air Vice Marshall (AVM) Olatokunbo Adesanya, referiu que “O negócio tinha sido mantido secreto em 2016, tendo o pagamento de um total de dez aeronaves sido efectuado esse ano, e as primeiras cinco unidades foram entregues à Nigéria em Julho de 2017. Esta entrega trata-se das últimas cinco unidades”
Em 2016, a Nigéria orçamentou cerca de 10.2 milhões de dólares para a aquisição dos Super Mushshak à Companhia Aeronáutica do Paquistão (CAP). Esta aquisição é somada à aquisição de até vinte JF-17, fornecidos pela mesma empresa por 25 milhões de dólares.
Segundo o porta-voz da NAF, as aeronaves serão colocadas em Kaduna, onde servirão para treino básico dos pilotos da Força Aérea, permitindo um aumento do número de pilotos disponíveis para o combate contra o Boko Haram.
“Esta aeronave será para o treino básico dos pilotos da NAF, que posteriormente receberão mais treino no sentido de serem destacados como pilotos operacionais para o nordeste e para outros locais na medida das necessidades do serviço, assim o Super Mushshak irá contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos no combate ao terrorismo”, concluiu o AVM Adesanya.
A parte do Boko Haram, a Nigéria enfrenta, também, ataques de pastores fulani, que tem morto nigerianos sem resistência, outro caso que as forças armadas não conseguiram ainda controlar.
Também, o número de casos de sequestros tem aumentado significativamente, na estrada Kaduna-Abuja, onde os utentes são atacados por grupos criminosos diariamente, sendo a periocidade de sequestrados é, também, diária.
No sul-sul, as milícias do Delta do Niger, que quase conseguiram parar a produção de petróleo, são um alvo para os novos pilotos.
Com as aeronaves Super Mushshak na Nigéria, e com um conjunto de instrutores desta aerovave, a Força Aérea acredita que terá mais capacidades de empenhar pilotos na luta contra a insurgência a nível nacional.
A aeronave MFI-395 Super Mushshak pela companhia aeronáutica sueca, mas construída sob licença no Paquistão, tendo a licença sido comprada em 1980, encontrando-se actualmente a ser utilizado pela Força Aérea da Arábia Saudita, Oman, Irão, Turquia, África do Sul, entre outros.
Desde a compra da licença à empresa sueca, a aeronave já sofreu várias actualizações, tendo sido equipada com um novo motor e um novo sistema de controlo de voo.
O Super Mushshak atinge uma altura 22,000 pés e uma velocidade máxima de 268 km/h, estando equipados com dois tanques integrais de combustível com capacidade para 47 galões de combustível, que lhe dão capacidade para voar 814kms.
Iliya Kure – Correspondente na Nigéria (Kaduna)



