Tanzânia: Lançado projeto de construção de mais de 100 escolas secundárias vocacionais

Para responder às exigências do mercado de trabalho para os jovens e após o término do ensino secundário, a Tanzânia lançou um programa de construção de escolas secundárias vocacionais, com o objetivo de erguer 103 instituições nas zonas continental e insular, num investimento avaliado em 41,6 bilhões de xelins tanzanianos.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, lançou o projeto nesta quarta-feira na Escola Secundária Amali Mwamapalala, no distrito de Itilima. Ela defendeu que o governo não pode absorver todos os jovens que concluem o ensino secundário e, por isso, durante os estudos, os alunos devem adquirir competências profissionais que lhes permitam ser autónomos e contribuir para o crescimento do setor privado.

“É por isso que estamos a investir em formação profissional, para garantir que os jovens possam ser empregados ou criar os seus próprios negócios, especialmente com o contínuo crescimento do setor privado e dos investimentos no país. Se não capacitarmos os nossos jovens, os estrangeiros acabarão por ocupar esses empregos”, afirmou.

Segundo a presidente, a medida implica abandonar o modelo educacional anterior, no qual, mesmo após a conclusão do ensino secundário, não havia qualquer orientação profissional.

O edifício da Escola Secundária Amali Mwamapalala, que simboliza a materialização do projeto de reforma educacional na Tanzânia, conta com 13 estruturas, incluindo o bloco administrativo, quatro salas de aula, um refeitório, quatro dormitórios (dois para cada sexo), instalações sanitárias, uma sala para funcionários e três oficinas destinadas aos cursos profissionais.

O ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Adolfo Mkenda, anunciou que, na primeira fase, serão construídas 26 escolas no continente e duas na ilha de Zanzibar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Tanzânia: Governo intensifica combate à produção ilegal de sacolas plásticas

O Governo da Tanzânia reforçou as acções de...

0

Conferência Económica Africana lança Rede Africana de Economistas para reforçar políticas públicas

A Conferência Económica Africana (CEA) 2026 marcou o...

0

Sudão: Contrabando de ouro e goma arábica estão a financiar a guerra

Um novo relatório do Alto Comissariado das Nações...

0