Tanzânia: Ruas das principais cidades estão desertas no Dia da Independência Nacional

As principais cidades da Tanzânia amanheceram desertas nesta terça-feira (9), apesar de ser o Dia em que se celebra a Independência Nacional, conquistada em 1961 do Reino Unido.

A ausência de pessoas nas ruas deve-se ao medo da violência por parte das autoridades, que desde outubro têm apelado para que não se realizem manifestações à semelhança do que ocorreu em 29 de outubro, quando a repressão resultou na morte de centenas de tanzanianos que protestavam contra os resultados eleitorais.

Fotos divulgadas nas redes sociais mostravam, no início da manhã desta terça-feira, locais habitualmente muito movimentados, completamente vazios e quase sem circulação de cidadãos.

Na segunda-feira (8), o primeiro-ministro da Tanzânia, Mwigulu Nchemba, apelou aos tanzanianos para que permanecessem em casa nesta terça-feira (9) e comemorassem o Dia da Independência nos seus lares.

“O governo aconselha todos os cidadãos que não tiverem uma emergência em 9 de dezembro a usar o dia para descansar e celebrar em casa, exceto aqueles cujas funções de trabalho exigem que estejam nos seus postos”, declarou o primeiro-ministro.

Coincidência ou não, activistas políticos e os principais partidos da oposição tinham alertado para uma nova manifestação exatamente no Dia da Independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Costa do Marfim: Investigação científica revela que humanos habitavam florestas tropicais há 150 mil anos

Uma investigação conduzida pelo Instituto Max Planck de...

0

África: Banco Mundial vai mais do que duplicar garantias para contribuir para investimento e emprego

O Grupo Banco Mundial anunciou que irá mais...

0

África: FMI defende “reinício do crescimento” para acelerar emprego e investimento

Um novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI)...

0