União Africana abre convocatória para artigos sobre água e saneamento em África

A União Africana (UA) lançou a convocatória para a apresentação de artigos destinados à edição de 2026 da publicação Au Echo, dedicada este ano ao tema “Garantir a disponibilidade sustentável de água e sistemas de saneamento seguros para alcançar os objetivos da Agenda 2063”. A iniciativa pretende reunir contributos que analisem os progressos, desafios e perspetivas da implementação das políticas africanas nos domínios da água e do saneamento.

A publicação enquadra-se no tema anual da União Africana para 2026 e procura reforçar o debate sobre um dos pilares da Agenda 2063, reconhecendo que a segurança hídrica é essencial para a saúde pública, a segurança alimentar, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental. Os artigos deverão basear-se em evidências e fazer referência às decisões, declarações e ações desenvolvidas pela organização continental.

A convocatória surge na sequência da 39.ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em fevereiro deste ano, durante a qual a gestão sustentável da água e o saneamento foram reafirmados como prioridades estratégicas para o desenvolvimento do continente. A iniciativa está aberta a instituições da União Africana, Estados-membros, universidades, centros de investigação, organizações da sociedade civil, especialistas do setor e cidadãos africanos interessados.

O prazo para submissão de propostas termina a 10 de julho de 2026. Publicada anualmente pela Direção de Informação e Comunicação da União Africana, a revista Au Echo é distribuída aos chefes de Estado e de Governo, ministros, responsáveis políticos, representações diplomáticas e parceiros de desenvolvimento, constituindo uma plataforma para divulgar iniciativas africanas e promover a partilha de conhecimentos entre os 55 Estados-membros da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Zâmbia: Governo avança com acordo de saúde de US$ 1,5 bilhão após rever exigências dos EUA

A Zâmbia prepara-se para formalizar em breve um...

0

Marrocos abre novo capítulo político com nomeação da primeira mulher para chefiar o Governo

Marrocos entrou numa nova etapa política com a...

0

OMS alerta para expansão do Ebola na RDC e risco de transmissão além das fronteiras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para...

0