Prisca Mupfumira, antiga ministra da Função Pública, Trabalho e Assistência Social do Zimbábue, está ilibada do crime de corrupção e desvio de fundos no valor de 90 milhões de dólares americanos de que era acusada, segundo a sentença proferida no sábado pelo juiz Ngoni Nduna.
De acordo com o jornal “New Zimbabwe”, a antiga ministra era indiciada de desviar fundos na Autoridade Nacional de Segurança Social, mas o juiz concluiu que Prisca Mupfumira nunca fez parte do Conselho decisório da Autoridade Nacional de Segurança Social.
“O tribunal chega a esta conclusão porque há todas as provas a preto e branco de que o Conselho da Autoridade Nacional de Segurança Social procedeu com base da sua própria resolução na execução do Projeto Mzenya, mas o Estado persistiu com a sua acusação”, declarou o juiz Ngoni Nduna.
Durante as sessões do julgamento, a antiga ministra da Função Pública, Trabalho e Assistência Social, sempre negou o seu envolvimento no desvio dos 90 milhões de dólares americanos justificando que era vítima de pessoas que queriam manchar a sua lealdade com o presidente Emerson Mnangagwa.