Zimbábue: EUA levantarão sanções se a Constituição de 2013 for plenamente implementada

O embaixador dos EUA em Harare anunciou que se o Zimbábue demonstrar inabalável adesão à sua constituição de 2013 e implementar integralmente a Carta, as sanções dos Estados Unidos contra o país serão removidas.

“A pessoa comum no Zimbábue tem o direito de viver sem medo de abuso ou repressão e acho que aumentar o respeito pelos direitos humanos é uma grande prioridade para o meu governo”, disse o embaixador Brian Nichols na terça-feira.

“Se o Zimbábue, como nação, implementar integralmente a constituição de 2013, que resolverá a questão das sanções, e o governo já expressou o seu compromisso com as reformas, por isso, se isso for feito, isso resolverá a questão das sanções.”

Nichols também revelou que os EUA estavam dispostos a oferecer assistência técnica ao parlamento e a qualquer braço do governo no realinhamento de 27 leis à constituição.

Os EUA impuseram sanções ao Zimbábue em 2002 e 2003, alegando violações grosseiras dos direitos humanos, o enfraquecimento dos processos democráticos e da corrupção sob o então presidente Robert Mugabe.

O regime de sanções, conhecido como ZIDERA, tem sido regularmente renovado desde então com o governo Zanu PF, culpando-o pelos problemas económicos do Zimbábue.

Mugabe foi derrubado por um golpe militar em novembro passado e o novo governo liderado por Emmerson Mnangagwa esperava que as sanções fossem removidas, mas os EUA renovaram este ano.

“A ZIDERA foi alterada em 2018 e é um roteiro para reformas que muitas pessoas no Zimbábue pediram”, disse Nichols na terça-feira.

“(Estas) incluem o direito à liberdade de expressão, eleições democráticas, crescimento liderado pelo setor privado, a capacidade de comprar e vender terras – é disso que fala a ZIDERA e a responsabilidade por abusos de direitos humanos no passado”, referiu Nichols, salvaguardando que independentemente disso, os EUA continuarão a trabalhar em conjunto com o governo do Zimbábue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou esta segunda-feira que o Governo está a obter “resultados positivos” com o programa…
EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

A tempestade tropical Imelda está a assolar as Caraíbas e poderá intensificar-se para furacão nos próximos dias, segundo meteorologistas. Nas…
Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, acompanhado pelo Ministro das Obras Públicas, Samuel Marçal, presidiu ao lançamento do projeto de…
Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Ex-guerrilheiros da Renamo anunciaram a criação de uma Comissão de Gestão com o objetivo de assumir interinamente a liderança do…