O Governo do Zimbábue garante que vai manter a suspensão do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de 15 % sobre os produtos agrícolas, como parte de estratégia para atrair maiores investimentos em projetos de infraestrutura de irrigação na escala nacional.
O Ministro das Finanças, Mthuli Ncube, descreveu que a importância dessa medida visa que haja incentivos fiscais para colaborar com os objetivos de mitigação dos impactos das mudanças climáticas no sector agrário em toda sua cadeia de valor.
Citado pelo jornal “Bulawayo24”, a retirada do IVA, vai essencialmente abranger os equipamentos agrícolas, como tractores, máquinas de preparação do solo, de colheita, bombas de irrigação entre outros.
De acordo com o “Bulawayo24”, as outras partes interessadas como sindicatos agrícolas, investidores agrários e outros intervenientes acolheram a iniciativa com muita satisfação acreditando que a remoção dos 15 % do IVA vai impulsionar a indústria agrícola no Zimbábue.
A par da suspensão do IVA no sector agrário, segundo o Ministro das Finanças do Zimbábue, o Governo vai igualmente alocar 88 milhões de dólares zimbabueanos para reabilitação de sistemas de irrigação, construção de barragens, mecanização e tecnologia agrícola.