Zimbábue: Governo perseguição a activistas com a detenção de mais três defensores dos Direitos Humanos

Dois defensores dos Direitos Humanos nomeadamente Robson Chere, do Sindicato dos Professores Rurais, e Namatai Kwekweza, foram detidos esta quarta-feira (31) no Aeroporto Internacional de Roberto Mugabe. Também foi detido Samuel Gwenzi, vereador eleito pelo partido Coalizão os Cidadãos pela Mudança (CCC) para o Distrito 5, no Conselho Municipal de Harare.

Segundo o jornal “New Zimbabwe”, os três foram retirados de um avião em que já haviam embarcado. Ao momento não são conhecidos os motivos da detenção dos três ativistas, nem os estabelecimentos prisionais onde se encontram.

O que se sabe é que Robson Chere tem se evidenciado na luta para melhoria das condições salariais e de trabalho dos professores, enquanto que Namatai Kwekweza é uma renomada defensora dos direitos humanos no Zimbábue.

O Governo de Emerson Mnangagwa tem se evidenciado nos últimos tempos pela violação dos direitos constitucionais, como por exemplo, o de manifestação e reunião. Há mais de um mês, cerca de 70 membros do partido Colisão dos Cidadãos pela Mudança (CCC) foram detidos enquanto se reuniam em casa do seu líder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nigéria: Ano novo começa com massacre de dezenas de pessoas na Diocese de Kontagora

O ano de 2026 não começou pacificamente na...

0

Gâmbia: Dezenas de pessoas desaparecidas enquanto tentavam realizar o sonho de chegar à Europa

Dezenas de pessoas são dadas como desaparecidas no...

0

Comissão Africana denuncia aumento de repressão à imprensa e ameaças de bloqueio da internet em Uganda antes das eleições de 2026

A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos...

0