Zimbábue: Mais de mil cidadãos repatriados da África do Sul

Um total de 1.521 cidadãos do Zimbábue regressou ao seu país de origem, proveniente da África do Sul, na sequência de novos ataques xenófobos promovidos por movimentos anti-imigração sul-africanos, previstos para esta quarta-feira.

Os cidadãos repatriados atravessaram a fronteira de Beitbridge, que separa os dois países.

Em comunicado, o responsável pela Autoridade de Gestão de Fronteiras do Zimbábue, Michael Masiapato, informou que as autoridades disponibilizaram 112 autocarros para o repatriamento. Nos mesmos veículos viajaram igualmente 6.709 cidadãos malauianos.

Ao mesmo tempo, o Consulado do Zimbábue na África do Sul tem registado um aumento do número de pessoas que procuram documentos.

Entretanto, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, garantiu que não haverá atos de violência contra cidadãos estrangeiros, afirmando que o país continua comprometido com a defesa dos direitos humanos e com a proteção de todas as pessoas que se encontram no seu território.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Tanzânia procura reforçar segurança energética através de parceria com a Arábia Saudita

A Tanzânia está a apostar no reforço da...

0

África do Sul: Vice-comandante da Polícia coloca a disposição o cargo por acusação criminal

O tenente-general Shadrack Sibiya deixou oficialmente de integrar...

0

Djibuti: Naufrágio mata mais de 100 ao migrantes africanos a caminho de Iémen

Uma tentativa de travessia marítima rumo ao Iémen...

0