O presidente eleito do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, apelou esta segunda-feira a que a oposição deixe de lado as diferenças e trabalhe em conjunto para o desenvolvimento da nação.
No seu primeiro discurso do Dia dos Heróis na capital Harare, Mnangagwa disse que “A tarefa que enfrentamos hoje é enorme. Vamos-nos unir como zimbabweanos para recuperar a nossa economia e reconstruir a nossa grande nação”.
O Dia dos Heróis é assinalado todos anos na segunda segunda-feira de agosto para homenagear todos aqueles que sacrificaram as suas vidas para libertar o país do domínio colonial.
“Nunca permitam que nossas diferenças nos separem para causar animosidade ou direcionar a intolerância e a violência entre nós”, disse o presidente eleito.
Mnangagwa ainda vai ser empossado como presidente, ao mesmo tempo em que o Movimento para a Aliança da Mudança Democrática, da oposição remeteu para o Tribunal Constitucional uma ação legal para suspender a sua tomada de posse, alegando que Mnangagwa manipulou as eleições de 30 de julho.