Alimentos ultraprocessados aumentam risco de pré-diabetes em jovens adultos

Um estudo da Escola de Medicina Keck da USC revelou que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados eleva significativamente o risco de pré-diabetes e resistência à insulina em adultos jovens. A investigação acompanhou 85 participantes entre 17 e 22 anos durante quatro anos, mostrando que mesmo aumentos modestos no consumo desses alimentos aumentam marcadores precoces que podem levar ao diabetes tipo 2.

Mais da metade das calorias nos EUA vem de alimentos ultraprocessados, como fast food, salgadinhos e iogurtes industrializados, ricos em açúcares, sódio e gorduras não saudáveis. O estudo demonstrou que um aumento de 10% na ingestão desses alimentos estava associado a 64% mais risco de pré-diabetes e 56% mais probabilidade de comprometimento da regulação da glicose.

Os investigadores destacam que o início da vida adulta é crítico para moldar a saúde a longo prazo. Substituir ultraprocessados por alimentos integrais, como frutas, verduras e grãos, pode reduzir o risco de diabetes no futuro, representando uma intervenção preventiva importante antes que fatores de risco se tornem condições crônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“Superidosos”: pessoas com mais de 80 anos com memória de jovens desafiam o envelhecimento cerebral

Um grupo raro de pessoas com mais de...

0

FAO amplia acesso gratuito ao conhecimento agrícola através de parceria com a Wikipédia

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação...

0

Espanha entra no top 10 da OCDE em carga fiscal sobre salários

Espanha passou a ocupar o 10.º lugar entre...

0