O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou esta segunda-feira homenagem aos soldados norte-americanos mortos em combate, durante uma cerimónia no Cemitério Nacional de Arlington, no Dia da Memória.
Num discurso onde exaltou o legado dos militares como “os melhores e mais corajosos da América”, Trump salientou a importância da sua coragem para a construção de uma “república mais livre e mais nobre”.
No entanto, a solenidade do momento foi antecedida por ataques a Joe Biden, com Trump a insultar o seu antecessor através das redes sociais e a acusá-lo, durante o discurso, de ter cometido erros e falhas graves que a atual administração tenta agora corrigir.
Trump esteve acompanhado pelo vice-presidente, JD Vance, e pelo secretário da Defesa, Pete Hegseth, e colocou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido. O presidente destacou ainda o exemplo de Shannon Kent, suboficial da Marinha morta na Síria em 2019, cuja coragem disse simbolizar o espírito de serviço das forças armadas dos EUA.
A cerimónia contou também com a presença da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que num comunicado destacou o sacrifício dos soldados americanos pela liberdade na Europa.