EUA: Governo pondera investimentos em TSMC, Samsung e Micron para além da Intel

O Governo dos Estados Unidos está a avaliar a possibilidade de adquirir participações em fabricantes globais de semicondutores como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), Samsung e Micron, indo para além do plano já conhecido relativo à Intel.

A iniciativa insere-se no âmbito da Lei CHIPS e Ciência, aprovada em 2022 e gerida pelo Departamento do Comércio, que visa reforçar a produção doméstica de semicondutores através de subsídios, financiamento de investigação e incentivos para novas fábricas. Até agora, estava previsto o investimento direto de 52,7 mil milhões de dólares em empresas do setor.

Segundo fontes próximas das negociações, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, propôs a compra de 10% da Intel em troca do apoio federal, sendo que uma abordagem semelhante poderá estender-se a outras empresas beneficiárias de subsídios.
A medida pretende fortalecer a capacidade de fabrico nos EUA e reforçar a segurança económica e nacional, reconhecendo os semicondutores como estratégicos para o país.

O plano foi saudado pelo senador Bernie Sanders, que afirmou à Reuters que, dado o apoio financeiro federal, os contribuintes devem obter um retorno razoável sobre os investimentos realizados nas empresas de microchips.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Afeganistão exige responsabilidade dos EUA na deportação de afegãos

O Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão pediu...

0

União Europeia e Canadá lançam nova aliança estratégica para reforçar a cooperação bilateral

A União Europeia (UE) e o Canadá decidiram...

0

Brasil: Saída de Flávio Bolsonaro para os EUA aumenta tensão diplomática com o país

A chegada de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos,...

0