EUA: Rede elétrica sob pressão com a IA — desligar centros de dados pode ser a solução

O rápido crescimento da inteligência artificial e da computação em nuvem está a levar a rede elétrica dos EUA ao limite. Segundo o Wall Street Journal, os centros de dados — cerca de um terço do total mundial — já consomem 4% da eletricidade do país, podendo chegar aos 12% até 2028.

A expansão da rede não acompanha o ritmo de construção destas infraestruturas, aumentando o risco de falhas e apagões em períodos de pico. Para evitar um colapso, operadores energéticos propõem que os centros de dados sejam desligados temporariamente da rede em momentos críticos, recorrendo a fontes próprias de energia.

A ideia já ganhou forma em regiões como o Texas, onde existe um “interruptor de emergência” para grandes consumidores. As tecnológicas contestam a medida, alegando discriminação e impacto ambiental, mas os operadores defendem que a estabilidade da rede tem de ser prioritária.

Uma solução intermédia começa a ganhar força: acesso mais rápido à rede em troca de maior flexibilidade, incluindo aceitar cortes pontuais e investir em autossuficiência energética. Estudos indicam que este modelo pode antecipar em vários anos a ligação de novos centros de dados, tornando-se a opção mais viável a curto prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

ONU alerta para “epidemia global” de cibercrime e reforça urgência de resiliência digital

A Organização das Nações Unidas alertou para o...

0

UE responde a ameaça tarifária de Trump e defende acordo comercial

Ursula von der Leyen afirmou que a União...

0

IA iguala e até supera médicos em decisões clínicas, mas especialistas pedem cautela na aplicação

Um estudo da Harvard Medical School e do...

0