EUA: Trump ameaça impor tarifas de 100% sobre vinhos franceses devido a imposto digital

O Presidente dos Estados Unidos voltou a ameaçar a França com a imposição de tarifas de 100% sobre os vinhos e o champanhe franceses, numa nova escalada das tensões comerciais entre os dois países relacionada com a tributação das grandes empresas tecnológicas.

A advertência surge no contexto da taxa digital aplicada por Paris desde 2019 às receitas geradas em território francês por multinacionais tecnológicas, uma medida que continua a ser contestada por Washington. A legislação francesa prevê uma tributação de 3% sobre as receitas obtidas por grandes grupos do setor digital.

Segundo a imprensa norte-americana, Donald Trump terá defendido que a França deve eliminar este imposto, considerando que penaliza empresas dos Estados Unidos. Caso isso não aconteça, admitiu avançar com tarifas adicionais sobre produtos emblemáticos da indústria vinícola francesa.

A ameaça surge numa altura em que os dois líderes se preparam para reunir à margem da cimeira do G7, onde as relações comerciais deverão estar entre os temas em discussão.

Os Estados Unidos continuam a ser o principal mercado externo para os vinhos e bebidas espirituosas francesas. No entanto, o setor já enfrenta tarifas aduaneiras superiores às praticadas anteriormente, num contexto de crescente pressão sobre as exportações.

A França e outros defensores das taxas digitais argumentam que estas medidas visam garantir que as grandes empresas tecnológicas contribuem fiscalmente nos países onde geram receitas, reduzindo práticas de otimização fiscal consideradas excessivas.

Não é a primeira vez que o tema provoca atritos entre os dois aliados. Durante o seu primeiro mandato, Trump já tinha ameaçado aplicar tarifas sobre vários produtos franceses em resposta à introdução do imposto digital, um diferendo que continua a marcar as relações económicas entre Washington e Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Estados Unidos investigam OpenAI por questões de segurança do ChatGPT

A OpenAI está a ser investigada por um...

0

EUA: Comissão Europeia critica restrições ao acesso a modelos de inteligência artificial

A Comissão Europeia manifestou preocupação com a decisão...

0

Cabo Verde: Presidente promove parcerias empresariais em Atlanta

O Presidente da República de Cabo Verde destacou,...

0