O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra a Índia e a Rússia, classificando ambas como “economias mortas” e ameaçando impor tarifas de 25% sobre produtos indianos já a partir de 1 de agosto. A escalada surge no meio de um impasse comercial entre Washington e Nova Deli, com autoridades indianas a garantirem que ainda não receberam qualquer notificação oficial sobre a medida.
Numa publicação na sua rede Truth Social, Trump acusou a Índia de manter “algumas das tarifas mais altas do mundo” e de realizar “muito poucos negócios” com os EUA.
“Não me importa o que a Índia faça com a Rússia. Podem destruir as suas economias decadentes juntos”, escreveu, num comentário que agravou as tensões diplomáticas.
Apesar de os EUA serem o maior parceiro comercial da Índia — com trocas superiores a 129 mil milhões de dólares em 2024 — a proximidade de Nova Deli com Moscovo, incluindo a compra de armas e petróleo, tem gerado desconforto em Washington, sobretudo após a imposição de sanções contra a Rússia.
Vários analistas alertam que as tarifas poderão afetar exportações indianas em cerca de 10 mil milhões de dólares. Empresas como a Apple, que transferiu parte da produção de iPhones da China para a Índia, poderão sofrer impactos indiretos se a tensão se prolongar, embora os smartphones estejam, por enquanto, fora da lista de bens sujeitos às novas taxas.