EUA: Trump critica União Europeia e acusa Irlanda de beneficiar dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, mas voltou a classificar a União Europeia como um adversário, acusando o bloco de tratar os EUA de forma “injusta” ao longo de décadas.

Durante um encontro na Casa Branca, no âmbito das celebrações do Dia de São Patrício, Trump incluiu a Irlanda na lista de países que, segundo ele, tiram partido dos Estados Unidos.
Em resposta, Martin destacou a importância da Irlanda para a economia norte-americana, sublinhando investimentos e parcerias comerciais.

Trump, que tem adotado uma postura protecionista, reiterou a sua visão de que a União Europeia foi criada para prejudicar os EUA.
Questionado se a Irlanda também beneficiava, respondeu afirmativamente, afirmando respeitar o país, mas considerando que os EUA nunca deveriam ter permitido tal situação.

O presidente referia-se, em particular, às políticas fiscais irlandesas, que atraíram empresas farmacêuticas norte-americanas. Criticou, também, os antigos líderes dos EUA, alegando que não tinham percebido o impacto dessas movimentações.

Martin defendeu que a relação comercial entre os dois países é “uma via de dois sentidos”, apontando para compras irlandesas à Boeing e o investimento de empresas irlandesas nos EUA, que geram milhares de empregos.

Este foi o primeiro encontro de Trump com um líder estrangeiro desde a sua polémica reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que terminou com a sua saída antecipada da Casa Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Hungria: novo governo anuncia fim do estado de emergência após seis anos de vigência

O recém-empossado primeiro-ministro húngaro Péter Magyar anunciou o...

0

EUA: Trump diz que Jinping prometeu não enviar equipamento militar para o Irão

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA),...

0

Estudo associa consumo moderado de café a menor risco de demência

Um novo estudo de longo prazo realizado nos...

0