O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta uma pressão crescente para apresentar medidas que estimulem o crescimento económico, após uma acentuada queda nos mercados financeiros na segunda-feira, que intensificou os receios de uma recessão.
Na terça-feira, Trump anunciou a intenção de duplicar as tarifas sobre o aço e o alumínio importados do Canadá, elevando a taxa de 25% para 50%.
A decisão foi comunicada através da sua plataforma Truth Social, onde o chefe de Estado justificou a medida como uma resposta ao aumento dos preços da eletricidade aplicado pelo governo da província canadiana de Ontário à energia exportada para os Estados Unidos.
“Dei instruções ao meu Secretário do Comércio para acrescentar uma tarifa adicional de 25%, para um total de 50%, sobre todo o aço e alumínio que entram nos Estados Unidos vindos do Canadá, uma das nações que mais tarifa em todo o mundo”, escreveu Trump.
A decisão surge num momento de forte volatilidade nos mercados e de incerteza económica, com o presidente norte-americano a enfrentar críticas e uma pressão crescente para demonstrar que tem um plano concreto para impulsionar o crescimento, evitando ao mesmo tempo uma recessão.