Google quer que a sua IA leia emails e ficheiros para personalizar pesquisas

A Google prepara-se para permitir que a sua inteligência artificial (IA) aceda aos conteúdos do Gmail e do Drive, com o objetivo de oferecer resultados de pesquisa e recomendações mais personalizados. A medida, porém, tem gerado preocupações entre especialistas em privacidade de dados.

Segundo o portal Bleeping Computer, a empresa planeia integrar estes serviços no chamado “Modo de IA”, que utiliza o sistema Gemini para fornecer respostas mais contextuais e conversacionais. O vice-presidente de produto do Google Search, Robby Stein, explicou que os utilizadores poderão ativar opcionalmente esta experiência personalizada através da área experimental Labs.

A Google argumenta que um maior acesso aos dados pessoais permitirá à IA compreender melhor os interesses e hábitos dos utilizadores, tornando-se “mais útil”. Contudo, críticos alertam que o verdadeiro objetivo poderá ser expandir a recolha de dados para alimentar modelos de linguagem e reforçar o negócio publicitário da empresa.

Ainda não há data definida para a implementação da funcionalidade, nem detalhes sobre os tipos de informação que serão processados. Especialistas defendem que a Google deve garantir transparência e controlo total ao utilizador, permitindo bloquear o acesso da IA a emails e documentos pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Bacia do Lago Chade lança projecto de 11,6 milhões de dólares para reforçar alertas de cheias e secas

A Comissão da Bacia do Lago Chade, a...

0

OACI propõe reforço do quadro jurídico internacional para acompanhar transformação da aviação civil

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) pretende...

0

AIE reforça preparação internacional para interrupções no fornecimento de minerais críticos

A Agência Internacional de Energia (AIE) reuniu mais...

0